Pajuçara Eventos

Notícias

07/05/2013 - Terça16h25

Você se considera empregável?

Especialista dá dicas de como o profissional pode se capacitar para estar empregável.

 Gerente Executivo Michael Page

Gerente Executivo da Michael Page

 

 

Estar e manter-se empregável significa apresentar um potencial profissional que faça você conseguir uma nova posição no mercado de trabalho. A ideia do “estar empregável” surge dentro daquilo que chamamos de empregabilidade.

Mas afinal, que palavra é essa? E o que se deve que fazer para estar empregável?

Para sabermos um pouco  sobre “Empregabilidade: Desafios e Oportunidades para o Sucesso”, o Blog do Pajuçara Management fez uma entrevistas exclusiva com Felipe Mançano, um dos palestrantes do maior evento de gestão do Norte e Nordeste. Confira a entrevista.

Pajuçara Management: O que significa empregabilidade? 

 Felipe Mançano: Empregabilidade representa o potencial apresentado pelo profissional em conseguir uma nova posição no mercado mediante sua atualização perante as competências exigidas.

 

PM: O que o profissional deve fazer para possuir as características exigidas pelo mercado? 

 Felipe Mançano: O profissional deve olhar as demandas de sua atual empresa buscando oportunidades de melhoria e ter visão sistêmica da operação e, principalmente, estar atendo ao mercado visando a acompanhar atualizações e tendências para que possa suprir os eventuais desafios internos de sua empresa e os externos (caso deseje buscar mercado por novos desafios).

 

PM: Mançano, como está o cenário do mercado no Nordeste.

 Felipe Mançano: A característica principal do mercado nordestino é o processo acelerado de profissionalização dos processos dentro das empresas e sua consequente exigência de que os profissionais acompanhem este movimento, seja atualizando-se quanto às novas tendênciase preparando-se para as novas demandas. Quebra de paradigma que faz com que o profissional deixe de olhar somente para dentro de sua atual empresa e busque olhar também o mercado para estar sempre atualizado, tanto para sua empresa quanto para eventuais outras oportunidades que possam surgir.

 

PM: Existe um perfil ideal de profissional? Por quê? 

 Felipe Mançano: O perfil ideal está hoje (e sempre estará) relacionado às competências pessoais do profissional. Em um mundo corporativo em constante mudança, buscar um candidato que conheça de todos os requisitos pode ser muito difícil ou, simplesmente, muito caro. Assim, faz-se valer a capacidade do profissional em provocar-se o tempo todo e estar aberto a novos aprendizados recorrentemente. Esta formação, atualmente, tem sua responsabilidade dividida em entre as empresas e o próprio profissional.

 

PM: Qual o papel da Page Group nesse sentido?

 Felipe Mançano: O Papel do Page Group é servir de intermédio e solucionador entre as empresas que necessitam encontrar os talentos certos e os candidatos que buscam novas oportunidades e passos em suas carreiras, agindo como um solucionador de problemas de recrutamento em todos os níveis profissionais, pois possui divisões e unidades especializadas em todos os seguimentos, tal como Finanças, Vendas e Engenharia e níveis profissionais, abrangendo do Analista ao Diretor ou Presidente da Comapnhia.

 

PM: Mançano, fala para nós um pouco de sua trajetória profissional.

 Felipe Mançano: Minha formação acadêmica é em Engenharia elétrica com pós-graduação em administração e gestão de empresas de serviço. Iniciei minha carreira como engenheiro eletricista atuando na CPFL Geração, empresa de elaboração e estudos de viabilidades para projetos de geração de energia (PCHs, Termoelétricas, etc).  Fui para Siemens atuando em área de projetos para centrais telefônicas, atendento ao mercado da AméricaLatina. Por uma questão de perfil tive a oportunidade de passar por área de compras e, posteriormente, onde permaneci por maior tempo, na área comercial. Busquei programas de trainee e optei pelo da ALL (América Latina Logística) onde desenvolvi trabalho em área de vendas de projetos multimodais para clientes. Fui convidado para ir para o Grupo São Martinho na elaboração do planejamento estratégico do grupo que tinha com o objetivo efetuar IPO e próximo da realização do mesmo, com meu trabalho realizado, recebi o convite da Michael Page para me tornar parte do grupo onde permaneço há6 anos. Atualmente estou como Gerente Executivo regional responsável pelo Norte e Nordeste com escritório em Recife com bases avançadas na Bahia e Fortaleza.

Voltar

Rua Prof. Ângelo Neto, 113 - Farol

CEP: 57051-530 | Maceió-AL
Tel: (82) 3217-1111

Copyright 2010 © Pajuçara Eventos. Todos os direitos reservados.

2i9 MultiAgência